
Washington de Oliveira, "seu" Filhinho, nasceu a 30 de março de 1906, na cidade de Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo. Formou-se na Escola de Farmácia de Pindamonhangaba, retornando em seguida à terra natal, onde, por mais de cinqüenta anos, dirigiu a Farmácia do Filhinho, fazendo as vezes do médico que durante duas décadas faltara à cidade.
Por duas ocasiões (1936 e 1945) ocupou a Prefeitura Municipal e sempre esteve presente aos eventos mais significativos de Ubatuba. No cenário literário estreou tardiamente com o livro "UBATUBA - Documentário", verdadeiro acervo da história ubatubense no período compreendido entre 1500 e 1937.
"UBATUBA - Lendas e Outras Histórias" revela a nova faceta do escritor: a de ficcionista. Desta vez o Autor não precisou recorrer aos arquivos para restabelecer o passado, nem debruçar-se sobre anotações históricas no tampo da escrivaninha. Bastou-lhe a memória, tão cara àqueles que sabem viver intensamente sua época, para nos retratar personagens e situações de Ubatuba antiga.
A linguagem de Washington de Oliveira convoca o leitor para passagens exuberantes e de raro valor expressivo (anote-se: ... vadeando caudalosos rios e, tiritando, seguiam em frente para secar no corpo a roupa molhada; comendo mal ou não comendo nada; dormindo em arruinados ranchos de pescadores ou sob a rendilhada copa de árvore qualquer. - O APITO).
Eis-nos diante do território ora denso e real, às vezes a nível biográfico, articulado por singela sensibilidade estética. Ficção das melhores a revelar o alto grau de construção que marca a prosa do escritor.
Conheça as Lendas de "seo" Filhinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário