POEMA
Tipo de texto que tenta transmitir o sentimento do belo, merece atenção não apenas no conteúdo, mas também na forma como o poeta diz as coisas. O uso figurado das palavras, as repetições expressivas, as rimas e a métrica devem ganhar espaço para que a compreensão seja completa.
CRÔNICA
Redigido de forma livre e pessoal, o gênero tem como tema fatos do cotidiano ou ideias atuais, gerando enredos ficcionais ou inspirados na vida real, na forma de narração de acontecimentos ou emissão de opiniões. Vale explorar a presença do humor e da linguagem oral.
CONTO
Narrativa concisa e pouco extensa, costuma se concentrar num conflito que se desenvolve rapidamente para um fim que pode surpreender quem lê. Dependendo de suas características, pode ser classificado como conto de fadas, fantástico, folclórico, psicológico, policial e de fundo moral, entre outros.
TEXTO OPINATIVO
Costumam aparecer na forma de artigos (em geral mais subjetivos, com o estilo do autor evidente) e editoriais (mais impessoais e sem identificação do autor, usados para exprimir as posições de uma determinada publicação). Nos dois casos, o objetivo é convencer o leitor do ponto de vista defendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário