Quem sou eu

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Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

O que é?

A Fundart foi criada em 1987, com o objetivo de desenvolver a política cultural do município. Mantida pelo poder público é uma fundação pública de direito privado, administrada por uma Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

Está sediada na Praça Nóbrega, 54 – Centro – no prédio do antigo Fórum.

O que faz?

O “Projeto Arte para Todos” engloba em 2010 as oficinas culturais: Ballet Clássico, Teatro Adulto, Dança Contemporânea (adulto), Piano, Teclado, Artes Plásticas, Desenho Infantil, Artes Circenses, Teatro Infantil, Violão, Dança Contemporânea Infantil, Dança do Ventre, Percussão, Instrumento de Sopro e Coral com total de 975 alunos.

Biblioteca Municipal "Ateneu Ubatubense"

Tem acervo de 25 mil títulos, aproximadamente, e funciona no prédio que sediou a prefeitura de 1964 à 1984. Brevemente teremos a digitalização do acervo que poderá ser consultado via internet; esse trabalho está em andamento. O atendimento ao público é das 08h00 às 18h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.

Grupo de Literatura Fundart Projeto PSIU

Grupo de Literatura Fundart Projeto PSIU

Projeto Blablablá POsithivo

Projeto Blablablá POsithivo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA























Pero Vaz de Caminha nasceu em 1450, prestou alguns serviços à coroa portuguesa e em 1500 compôs a frota dirigida por Pedro Álvares Cabral. Na qualidade de escrivão desta referida frota, coube a ele redigir uma carta ao rei Dom. Manuel I comunicando-lhe sobre o "achamento" da terra brasileira.

Neste sentido Caminha inicia seu texto, contando-nos como fora sua viagem. A Partida se deu no dia nove de março de 1500, na manhã do dia 14 estavam entre as ilhas Canárias e no dia 22 na altura de Cabo Verde. No dia 23, o autor nos conta sobre o único acidente da empreitada, quando uma nau se perde sem nenhuma justificativa aparente para isso. Com um navio a menos a viagem prossegue. No dia 21 de abril, terça feira de páscoa, reconhecem-se sinais de terra. No dia seguinte avistam um monte e logo em seguida terra! Caminha nos conta que o capitão nomeou a terra como
?Terra de Vera Cruz? o monte, em virtude da proximidade da Páscoa, como ?Monte
Pascual?. Dia 23, navegaram para a dita terra. Neste momento se deu o primeiro
contato entre nativos e portugueses.
Eles não se entenderam e limitaram-se a trocar presentes.

Pero Vaz de Caminha faz então, uma atenciosa analise destes nativos, destacando os fatos que lhe chama a atenção, como a beleza, a nudez e a inocência destes homens. Estes mesmos comentários, sobretudo a respeito da nudez, serão repetidos diversas vezes ao longo da carta. Caminha também fala várias vezes da necessidade de catequizar estes homens, que ele julga ser puro e pronto para receber a fé católica. Ele acredita que os nativos não têm nenhuma outra crença. No dia 24, os navios
menores entram em um abrigo natural, fazendo-o de porto. Cabral o chama de
?Porto Seguro?. É neste dia ainda que ocorre um dos fatos mais conhecidos do
descobrimento: Um casal indígena é convidado a subir a nau portuguesa e lá
chegando, apontam em direção a um colar de ouro e a um castiçal de prata,
apontando em seguida a terra. Esses movimentos foram interpretados por Caminha
como sendo indicativo da presença de ouro e prata naquela terra.

No dia seguinte os demais navios também entram no Porto Seguro e no dia 26, sendo domingo de Páscoa, ocorre a primeira missa. Esta missa foi assistida por todos os pelos índios da região. Nos quatro dias posteriores os marinheiros ajudados
pelos nativos preparam os navios para seguir viagem. Paralelamente, uma cruz de
madeira foi feita pelos carpinteiros da frota, fato este que muito atraiu a
curiosidade dos índios, segundo caminha mais pelos instrumentos de ferro usados
(desconhecidos para os nativos), que pela cruz em si.

No dia 1º é celebrada uma segunda missa. Desta vez, além da missa foi colocado
junto a uma árvore a tal cruz de madeira. Os portugueses, a mando de Cabral, se
ajoelham e beijaram a cruz. Com isso queriam mostrar aos índios a dedicação e
submissão que tinham para com aquele ícone da religião católica. No dia
seguinte partiram, deixando pra trás, além da cruz, dois homens condenados à
morte com a missão de entender as línguas e costumes daquela região. Caminha
encerra seu discurso fazendo um apelo pessoal ao rei, para que ele interceda
junto a seu genro, Jorge de Osório, que se encontrava preso na ilha de São Tomé.


A carta de Pero Vaz de Caminha é de um valor histórico incalculável! É com ela que hoje podemos saber uma série de elementos sobre a situação do Brasil a época do descobrimento, como é o caso do comportamento dos índios. A simpatia inegável que Caminha revela pelos primeiros habitantes de nossa terra permite-nos vê-lo como um exemplo do humanista da época, intelectualmente curioso e tolerante com os costumes
diferentes dos seus. Seu senso de observação e sua capacidade de narrar também
não são menos digno de elogios. Caminha é tão honesto na observação dos fatos,
que relata na carta, as dúvidas que porventura tenha tido. Enfim é um texto de
imprescindível leitura para aqueleque queira entender o descobrimento do
Brasil.

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SESSÃO PIPOCA LITERÁRIA

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I BATALHA DE FREESTYLE NO CASARÃO DA FUNDART

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Projeto TAMAR - Livro Infinitivos

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Lançamento do livro Infinitivos Projeto TAMAR

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EDGAR iZARELLI



A CASA VINICIUS DE MORAES

O CADERNO TOQUINHO


Brasileira

Resumo escrito:jasmine202
A literatura brasileira nasceu do encontro de vários fatores, fatores esses políticos, ideológicos e históricos. Para que a literatura brasileira se firmasse ocorreu uma quebra de paradigmas. Rupturas foram feitas como forma de consciência do passado histórico do país.
Porém, antes disso, a Carta de Pero Vaz de Caminha representou um marco na literatura feita no Brasil. Através dessa carta houveram as primeiras impressões sobre o país. Até 1627 a literatura era chamada de Literatura de Informação.
Nesse tipo de literatura havia a descrição da vida dos índios e seus costumes. A tônica da literatura informativa era a preocupação com o ouro e pedras preciosas encontradas no país.
A literatura feita pelos jesuítas também foi signficativa. Houve uma análise mais perpicaz e crítica da realidade brasileira. Anchieta foi um deles. Poeta e dramaturgo se importa em fazer estudos literários. Usava em suas obras o português e o tupi.
Já vemos na carreira literária de Gil Vicente o primeiro documento do teatro português. Os autos de Anchieta aqui no Brasil mostravam de forma alegórica e histórica as cenas brasileiras.
No século 17 houve um crescimento da historiografia no Brasil surgindo poetas e estudiosos sobre áreas geográficas do país. Houve assim uma valorização do caráter informativo e referencial se baseando ainda na presença da cultura européia no Brasil.
Origens da Literatura Brasileira Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/243760-origens-da-literatura-brasileira/

A TRAJETÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Cilly Bueno - colaboradora literária

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Iracema- José de Alencar

E agora José? - Carlos Drummond

Patativa do Assaré

O PATO TOQUINHO


DOM CASMURRO - Machado de Assis

A TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré



VITRINE

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Graforréia Xilarmônica - Literatura Brasileira

Acordo ortográfico - acento

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No Meio do Caminho - Carlos Drummond

O Presidente Negro - Monteiro Lobato

Triste Fim de Policarpo Quaresma” - Lima Barreto

A imaginação nos dá asas!

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O CORTIÇO

O livro da Aninha Fernandes traduzido em japonês( rsrsrs)

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Sarau Literário Fundart

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EU -Augusto dos Anjos

O Primo Basílio - Eça de Queiroz

Um pouco de Edgar Izarelli

Abro a janela,
deixo a noite entrar
Nos sonhos

da minha alma!

Edgar Izarelli de Oliveira

Leitura na rede

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A VIUVINHA - José de Alencar