Quem sou eu

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Ubatuba, Litoral Norte, Brazil
Sou a Silmara, uma pessoa simples, risonha e de bem com a vida! Sou Coordenadora do Blablablá PositHivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, que tem como objetivo levar informações de DST/Aids em escolas e comunidades através do meu depoimento.Como coordenadora de literatura da Fundart criei o Projeto Psiu com a finalidade de descobrir e apoiar novos autores.Fui escritora sobre o Projeto Furnas, em Ubatuba.Tenho 25 crônicas classificadas em Concursos nacionais,inclusive o conto O Menininho Perdido classificado no concurso de Antologia Ponte dos Sonhos, na Alemanha e o poema Brava Gente de Ubatuba em Guadalaraja.Sou autora da cartilha Ambiente Vivo e do livro Flash, Você sabe o que eu tenho? Eu tenho amores, dores,senhores, sabores...Eu tenho atitude.E VOCÊ? Silmara Retti é madrinha do DTPK crew

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

O que é?

A Fundart foi criada em 1987, com o objetivo de desenvolver a política cultural do município. Mantida pelo poder público é uma fundação pública de direito privado, administrada por uma Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

Está sediada na Praça Nóbrega, 54 – Centro – no prédio do antigo Fórum.

O que faz?

O “Projeto Arte para Todos” engloba em 2010 as oficinas culturais: Ballet Clássico, Teatro Adulto, Dança Contemporânea (adulto), Piano, Teclado, Artes Plásticas, Desenho Infantil, Artes Circenses, Teatro Infantil, Violão, Dança Contemporânea Infantil, Dança do Ventre, Percussão, Instrumento de Sopro e Coral com total de 975 alunos.

Biblioteca Municipal "Ateneu Ubatubense"

Tem acervo de 25 mil títulos, aproximadamente, e funciona no prédio que sediou a prefeitura de 1964 à 1984. Brevemente teremos a digitalização do acervo que poderá ser consultado via internet; esse trabalho está em andamento. O atendimento ao público é das 08h00 às 18h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.

Grupo de Literatura Fundart Projeto PSIU

Grupo de Literatura Fundart Projeto PSIU

Projeto Blablablá POsithivo

Projeto Blablablá POsithivo

segunda-feira, 14 de março de 2011

“Carnaval da Praça” termina com sucesso

Mais uma vez com sucesso, terminou na última terça-feira, dia 08, o Carnaval Histórico de Ubatuba. Promoção da Prefeitura e realização da Fundart, o já conhecido Carnaval de Marchinhas vem trazendo cada vez mais foliões para a Praça da Matriz. Neste ano o concurso de Fantasias empolgou principalmente as crianças, que em grande número frequentou a praça pública durante o evento.

O VI Festival de Marchinhas e
o Carnaval Histórico de Ubatuba

Pedro Paulo Teixeira Pinto
Em seu sexto ano consecutivo de bem sucedida realização, o Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba reeditou sua boa performance em 2011. Principalmente a partir de 2008 quando adotamos a Praça da Matriz para constituir o seu cenário. As edições anteriores, 2006 e 2007, respectivamente, tiveram como palco a Escola “Deolindo” e o Terminal Turístico, no Perequê-Açú. É uma promoção da Prefeitura Municipal com realização da Fundart.
Onde o Festival ocorre hoje, com o Carnaval Histórico, é local que congrega a síntese de nossa história e cultura. Diga-se de passagem, em todas as localidades brasileiras, em geral, a “praça da Matriz”, sempre com seu coreto, é onde se deu o início de formação das vilas, cidades. E as pessoas trazem dentro de si essa idéia, melhor, esse sentimento.
As Marchinhas carnavalescas comportam em seus enredos nuances de nossa história passada, confundindo-se com fatos e personagens do presente, do nosso cotidiano vivo. Daí o somatório de vários fatores essenciais para que o Carnaval encontre aí seu cenário natural.
Outra coisa é que, tradicionalmente, em todo o mundo, o logradouro público, a rua, é o palco das reivindicações populares. Sentimentos de liberdade como os que conduziram os rumos das “Diretas já”, tiveram a rua como o grande cenário escolhido pelos líderes libertários, como campo de luta contra ditadura. E isto, simplesmente, porque era lá que estava (e está) o povo, sempre. Mudam-se as pessoas e os tempos, mas a rua, em quaisquer épocas e lugares, não perde esse dom de abrigar e fervilhar o sentimento popular.
Onde todos se expressam
(O Universo infantil)
No Festival de Marchinhas, bem como no que convencionamos nominar de Carnaval Histórico, é significativa a presença de pessoas de todas as faixas etárias. No entanto é preciso fazer uma referência especial à presença da criança.
O clima de segurança, de paz, de solidariedade, de alegria, ali instalados naturalmente, propicia a que a família se faça presente nesses folguedos populares na Praça da Matriz. Destaque-se que esse clima não ocorre em função de força repressora; pelo contrário. Há sim, a presença de policiais, preventivamente. Mas é o próprio conteúdo que envolve o todo, incluindo, claro, o estilo das composições musicais, que asseguram a harmonia geral. O espírito da festa, os elementos que conseguimos reunir em sua montagem, são determinantes para a ocorrência desse fato. Daí a grande presença de crianças, brincando alegremente, sem sustos.

Carnaval Histórico e
Festival de Marchinhas
O Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, promoção da Prefeitura e realização da Fundart, agora em sua 6ª edição, veio para reacender a chama local do tradicional e autêntico Carnaval brasileiro, quando o povo, na rua, expressa suas alegrias, tristezas e “tudo mais”, fazendo dos folguedos manifestações lúdicas, expressando o sentimento da cidade através de composições que constituem crônicas bem humoradas a partir de fatos e personagens reais do nosso cotidiano.
Na sequência temos o que convencionamos chamar de Carnaval Histórico, a partir de 2008, cujo repertório é constituído dos grandes sucessos musicais que assinalam a história do Carnaval brasileiro, fechando a grande festa onde homens, mulheres, jovens e crianças participam animadamente dessa confraternização sadia e descontraída. Pedro Paulo (Ubatuba – Carnaval/2011).

VI Festival de Marchinhas Carnavalescas
Nos dias 3, 4 e 5 foi a vez do VI Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, cujo sucesso vem se superando a cada ano, com a qualidade cada vez maior das composições na maioria de compositores locais. A inscrição este ano foi recordista, com 36 músicas, sendo 30 as selecionadas para as eliminatórias dos dias 3 e 4.

As Premiadas do VI Festival
O primeiro lugar foi Romeu e Julieta, de Júlio Mendes; 2º lugar, Cama de Prego, de Cláudio Jacob e Wagnão; 3º lugar, Sonhei com o Carnaval, de Luiz Paloma, empatada com Depois dos 70, de Cidinha Gil; 4º lugar, Enquanto a Banda Toca, de Wagnão e em 5º lugar tivemos Lambe-Lambe, também de Júlio Mendes. O melhor intérprete foi Wagner Luiz (Wagnão). Os arranjos, ensaios e execução estiveram a cargo da Banda Tropikal com direção musical de Júlio Rocha.

Carnaval da Paz
O Carnaval da Praça da Matriz já é referência regional e vem sendo chamado, espontaneamente, de “Carnaval da Paz”. Durante todos os anos em que vem sendo realizado não tivemos nenhuma ocorrência.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo, “isso se deve ao conjunto de fatores de que é revestido o evento, que além do Festival, agrega o Carnaval Histórico. O próprio conteúdo histórico/cultural, notadamente , reúne famílias e gente de todas as faixas etárias, enfatizando a presença infantil. Todos brincando sadiamente, com muita alegria”.

PHOTO_GRAFIAS por Cristina Prochaska
Prossegue aberta até abril no Sobradão do Porto
A Prefeitura de Ubatuba, a Fundart e a Inteligraph Impressão Digital apresentam a Exposição de Fotografias de Cristina Prochaska aberta no último dia 04 de Março no Sobradão do Porto – Auditório Fundart.
O trabalho fotográfico de Cristina Prochaska é salientado por técnicas especiais de impressão em tecido, criando efeitos originais que marcam o trabalho da fotógrafa, significativamente, denotando características ainda não conhecidas do público local.
Cristina Prochaska é atriz do elenco da Rede Globo, atuando também no teatro e no cinema. Com longa passagem por Ubatuba, na praia da Enseada, Prochaska mostra, agora, sua arte na cidade que escolheu como favorita para lazer náutico, incluindo-se o mergulho entre outras modalidades, como a vela. Filha do escritor Edgard Prochaska, Cristina é uma grande divulgadora de Ubatuba, bem como defensora de nosso patrimônio ambiental.

Agenda musical final de semana
12 – Sábado
20h30 – Apresentação Musical
LIRA DO AMANHÃ
Praça Anchieta – Fundart

13 – Domingo
21h30 – Apresentação Musical
SEXTETO CAIÇARA
Praça da Matriz

A venda na Fundart
Praça Nóbrega, 54 – Centro - Tels. (12) 3833-7000/7001
- Livro “Tradições Culturais do Quilombo da Fazenda” R$ 20,00
- Livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 35,00
- CD duplo e DVD “Dias de Caiçara” R$ 43,00 e R$ 46,00, respectivamente
- CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
- DVD “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00.
- CD “Canto Caiçara”
- CD “Caiçarando” R$ 10,00
- Livro “Ilha Anchieta – Rebelião, Fatos e Lendas” – do Ten. Samuel Messias de Oliveira – R$ 20,00
- DVD “Tributo a Elpídio dos Santos” R$ 29,90
- Todos com apoio cultural Fundart
Conheça as atividades da Fundart acessando: www.fundart.com.br

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SESSÃO PIPOCA LITERÁRIA

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I BATALHA DE FREESTYLE NO CASARÃO DA FUNDART

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Projeto TAMAR - Livro Infinitivos

Projeto TAMAR - Livro Infinitivos

Lançamento do livro Infinitivos Projeto TAMAR

Lançamento do livro Infinitivos Projeto TAMAR
EDGAR iZARELLI



A CASA VINICIUS DE MORAES

O CADERNO TOQUINHO


Brasileira

Resumo escrito:jasmine202
A literatura brasileira nasceu do encontro de vários fatores, fatores esses políticos, ideológicos e históricos. Para que a literatura brasileira se firmasse ocorreu uma quebra de paradigmas. Rupturas foram feitas como forma de consciência do passado histórico do país.
Porém, antes disso, a Carta de Pero Vaz de Caminha representou um marco na literatura feita no Brasil. Através dessa carta houveram as primeiras impressões sobre o país. Até 1627 a literatura era chamada de Literatura de Informação.
Nesse tipo de literatura havia a descrição da vida dos índios e seus costumes. A tônica da literatura informativa era a preocupação com o ouro e pedras preciosas encontradas no país.
A literatura feita pelos jesuítas também foi signficativa. Houve uma análise mais perpicaz e crítica da realidade brasileira. Anchieta foi um deles. Poeta e dramaturgo se importa em fazer estudos literários. Usava em suas obras o português e o tupi.
Já vemos na carreira literária de Gil Vicente o primeiro documento do teatro português. Os autos de Anchieta aqui no Brasil mostravam de forma alegórica e histórica as cenas brasileiras.
No século 17 houve um crescimento da historiografia no Brasil surgindo poetas e estudiosos sobre áreas geográficas do país. Houve assim uma valorização do caráter informativo e referencial se baseando ainda na presença da cultura européia no Brasil.
Origens da Literatura Brasileira Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/243760-origens-da-literatura-brasileira/

A TRAJETÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Cilly Bueno - colaboradora literária

Cilly Bueno - colaboradora literária

Iracema- José de Alencar

E agora José? - Carlos Drummond

Patativa do Assaré

O PATO TOQUINHO


DOM CASMURRO - Machado de Assis

A TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré



VITRINE

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Graforréia Xilarmônica - Literatura Brasileira

Acordo ortográfico - acento

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No Meio do Caminho - Carlos Drummond

O Presidente Negro - Monteiro Lobato

Triste Fim de Policarpo Quaresma” - Lima Barreto

A imaginação nos dá asas!

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O CORTIÇO

O livro da Aninha Fernandes traduzido em japonês( rsrsrs)

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Sarau Literário Fundart

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EU -Augusto dos Anjos

O Primo Basílio - Eça de Queiroz

Um pouco de Edgar Izarelli

Abro a janela,
deixo a noite entrar
Nos sonhos

da minha alma!

Edgar Izarelli de Oliveira

Leitura na rede

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A VIUVINHA - José de Alencar